quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Jardins


A importância do arquitecto paisagista, qualquer que seja a dimensão do jardim, é fundamental para prever o comportamento da vegetação ao longo dos tempos, mas não só.

  • Se tiver um projecto/plano feito por um arquitecto paisagista todas as plantas são escolhidas e localizadas criteriosamente para se desenvolverem naturalmente no espaço disponível;
  • Se tiver o acompanhamento de um arquitecto paisagista vai ter as informações necessárias para uma manutenção e monitorização objectiva.
  • Se tiver a consultoria de um arquitecto paisagista vai ter os conselhos e soluções certas antes que os danos sejam maiores.

Fazendo bem as contas, os honorários que investe no inicio rapidamente são compensados pelo que vai poupar logo num curto prazo: 

1. Na eficácia do sistema de rega, sem consumos desnecessários.
2. Na organização do espaço que lhe permite uma manutenção fácil e o usufruto do espaço de acordo com as suas necessidades.
3. Na selecção cuidada e aconselhamento das espécies de forma a pensar no jardim enquanto ecossistema vivo em constante evolução.
4. No planeamento de trabalhos de manutenção e monitorização, optimizando todos os recursos.


No caso de gostar de espécies exóticas ou ornamentais a importância do acompanhamento técnico é redobrada, porque as plantas produzidas em condições artificiais e em ambientes diferentes do seu habitat natural podem ter comportamentos surpreendentes e por vezes invasores.

2 comentários: